terça-feira, 6 de março de 2012

QUANTO VOCÊ PAGARIA?

Olá pessoal!


Andei tendo muitos problemas nesse início do mês, por isso ficou difícil postar alguma coisa por aqui.


Uma questão que anda me rondando nos últimos dias é o valor do professor. Valor em todos os sentidos. O Brasil discute o piso salarial, questiona o valor, questiona governantes que não querem pagar o que a lei estabeleceu, mas eu pergunto: e você, quanto pagaria?


Claro que sei que você não pode pagar meu salário. Mas o que incomoda é saber que a hipocrisia é bem maior do que aquela que realmente se mostra. Quando você descobre quanto um professor recebe você ironiza. Quem nunca disse a famosa frase: Deus me livre ser professor!? Qual professor não lembra de ter ouvido outra frase célebre: Tu vai fazer faculdade pra ser professor?


"É uma vergonha o que o país paga a um professor!", "O país só irá pra frente se investir mais em educação e nos professores!", "Uma nação que não respeita seus professores não merece respeito!" e blá blá blá. Essas são só algumas das inúmeras frases que norteiam jornais, revistas e a boca do povo.


Agora responda, por favor, quanto você pagaria e acredita ser justo pagar por uma aula particular de uma hora COM UM PROFESSOR?


Por que a sociedade acha que todo professor tem que dar aula "aos amigos" de graça? Você pede a seu amigo pedreiro pra construir sua casa de graça? Ou ao amigo pintor para pintá-la sem receber nada em troca? Ou o médico, advogado, o taxista? NÃO, VOCÊ NÃO PEDE.


Se sua melhor amiga for manicure e seu sustento vier do seu trabalho, você sabe que ela não pode fazer suas unhas toda semana de graça, não é? Uma vez perdida pode até ser, mas sempre...


Por que o professor não é valorizado também por você numa situação como essa? Aula particular é AULA. E todo professor ganha a vida exatamente por causa das suas aulas.


Você paga rios de dinheiro em escovas progressivas, marroquinas, de chocolate, de leite, de café, enfim... Você paga caro por tanta coisa que dura menos que um dia, que uma semana...


Uma manicure que eu conheço diz cobrar 10 reais pra fazer as unhas, uma outra cobra 14. A primeira achou um ABSURDO uma aula particular custar 15 reais. (Ou mais dependendo do professor, do estado e da consciência das pessoas.) Quanto tempo demora o trabalho da manicure na sua casa? Quanto tempo dura o esmalte nas suas unhas? Quanto tempo essa manicure passou em uma faculdade se preparando para isso?


Volto a perguntar: quanto você pagaria e acredita ser justo pagar por uma aula particular, de uma hora, COM UM PROFESSOR?


Analise a postura dos professores que você conhece (não cite nomes). Comente e divulgue esse debate. Pode começar por mim (eu deixo rsrs); quanto você pagaria por uma aula particular comigo?


AGUARDO A PARTICIPAÇÃO DE TODOS!


T+

6 comentários:

  1. Quero deixar bem claro que não tenho nada contra as manicures, taxistas, pedreiros, pintores, enfim, nenhuma profissão. Só quero respeito. A César o que é de César.
    TODO PROFISSIONAL QUE REALIZA BEM O SEU TRABALHO DEVE SER VALORIZADO POR ISSO!

    ResponderExcluir
  2. Concordo em gênero, número e grau.

    ResponderExcluir
  3. Bom... Eu acho que o preço da aula particular depende do professor,da duração da aula,do ambiente.
    Do professor porque cobrar um absurdo e não conseguir passar nada é tenso.
    Da duração porque o aluno tem que sair de lá bem ''entendido'' do assunto e não são 15 min. que vão fazer isso.
    Do ambiente porque NINGUÉM aprende num ambiente que fica passando gente de minuto em minuto,conversas,musica,etc...
    Sobre um pedaço do texto ali que falava de 15 reais ser caro... PUTZ! B-A-R-A-T-I-S-S-I-M-O!
    E sobre você Anne... Que eu conheço bem as aulas e a maneira de passar o conteúdo (que já funciona em classe)...Imagine se fosse particularmente!?
    Acho que no minimo,no MINIMO,eu pagaria uns 25 reais... Já vi professores sem nem faculdade cobrando isso... É o minimo,na minha opinião,que eu pagaria a você...
    bjj Anne
    T+
    VIVA OS PROFESSORESSSS \o/

    ResponderExcluir
  4. Há pessoas que esquecem o valor do professor. No meu ponto de vista, os professores deveriam ser tão valorizados quanto os advogados, médicos... pois pra alcançarem essas profissões obrigatoriamente tem que passar por vários professores. Bom, agradeço aos professores e os admiro por dedicarem sua vida a ensinar independente dos salários, da estrutura de trabalho...
    Sobre quanto pagaria por uma aula sua Anne, eu concordo com o comentário acima, NO MÍNIMO 25,00 R$, já que sei também da ótima professora que você é, o máximo seria de acordo com as condições de quem quer a aula!
    PS.: Agradecimento em especial a ANNE, uma professora que já fez e faz diferença na vida de muitos alunos!

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião uma aula com uma professora bem qualificada como você não deveria sair por menos de R$ 25,00.Uma hora de aula com você não apreendemos somente português,apreendemos cidadania,respeitos entre outras coisas.Posso dizer com certeza que você é uma excelente professora e que não poderia-nos ter uma Teacher melhor.Como já te disse uma vez:''SE METADE DOS PROFESSORES FOSSEM COMO VOCÊ,O ENSINO SERIA MELHOR''.
    Na verdade uma aula com você não tem preço!

    PS. É Raissa tá?

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelos comentários. Fico imensamente grata que vocês reconheçam o meu trabalho e o respeitem.
    Gostaria que esse respeito fosse para a classe de um modo geral, mas entendo e citei no comentário anterior que o profissional que realiza bem o seu trabalho...
    Infelizmente, em todas as profissões, exitem aquelas pessoas que estão notoriamente "no lugar errado".

    Ao que se refere a mim: MUITO OBRIGADA!

    ResponderExcluir