quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A OPINIÃO É MINHA!!! O BLÁ BLÁ BLÁ É MEU!!!!

Olá a todos os meus seguidores e aos leitores eventuais do meu blogger. De início, gostaria de dizer que meu blogger não pretende defender bandeiras políticas porque sinceramente nem de política eu gosto. Porém, não sou uma alienada política, apenas não gosto de debater ou discutir sobre isso. A intenção do meu blogger desde a sua primeira postagem é a de compartilhar com vocês o meu blá blá blá, ou seja, falar de coisas do dia a dia, banalidades e divulgar textos que eu ache interessantes.


Com o passar do tempo fiquei surpresa com algumas pessoas que leem o blog e que já usaram textos meus em sala de aula (nas raras ocasiões em que eles são meus). Com os comentários que recebo (até agora todos positivos) e com o incentivo pra que eu escreva com mais frequência.


Pois bem, vou falar de política. Ou do processo político - como queiram. A cada oportunidade comprovo minha aversão: nojo do efeito campanha eleitoral.


Não! Não estou falando da suposta tentativa de reeleição da nossa prefeita. Estou falando da campanha eleitoral que ocorre nas escolas públicas...  E da imensa falta de ética e de respeito pela qual sou atingida todos os dias até o final deste processo no meu local de trabalho.


Não estou aqui NO MEU BLOG, pra pedir votos pra ninguém. Muito menos vou inventar histórias para denigrir a imagem de 1 ou de 2. Venho apelar para duas coisinhas tão importantes no ambiente em que eu trabalho e que envolvem a palavra-chave: EDUCAÇÃO.

CLAMO PELO BOM SENSO E RESPEITO!!!


Todos que estão em disputa são colegas de trabalho, portanto são meus colegas também. Não estou falando em amizade. Seria muita hipocrisia dizer que somos amigos só porque trabalhamos juntos - não somos. Amigos são aqueles que te ligam quando você está doente ou com algum tipo de problema, que frequentam sua casa (ou fazem parte da sua vida de alguma maneira). Ah! E por que não dizer: que te dão presentes também! Rsrsrsrsrs


Mesmo assim, não sendo meus amigos merecem meu respeito tanto quanto os que o são. Merecem meu respeito porque são profissionais, por sua competência, pelo respeito a profissão de professor, e, principalmente, pelo respeito aos alunos. Quando tudo isso passar todos vão continuar trabalhando juntos. Ninguém precisa trabalhar num ambiente tenso e cheio de rivalidades.


Algumas pessoas agem na escola como se trabalhassem em uma fazenda, como se aluno fosse gado, como se não soubesse pensar e não tivesse discernimento nenhum. Nojo da frase: "Esses alunos que não querem nada com a vida!" Ok, ok. Muitos não se interessam pela escola - o que na realidade quer dizer que eles não se interessam pela sua própria vida! - mas e os que se importam?  Os que percebem a falta de vontade dos professores em fazer um bom trabalho? A falta de compromisso com a profissão, com o alunado, com o próprio trabalho que realiza?! A falta de respeito começa com o não cumprimento de horários, a falta excessiva etc etc.


Todo mundo reclama quando marca a consulta, vai, mas o médico não aparece, não é? Mas o aluno não pode reclamar quando o professor falta?
Não estou falando de motivos especiais, como doença e afins. Estou falando da falta de respeito pura e simples.
Não tenho medo da vitória de nenhuma das duas chapas. Amo o que faço, pois faz parte da minha vida. EU ESCOLHI ESSA PROFISSÃO, NINGUÉM ME OBRIGOU, NINGUÉM ESCOLHEU POR MIM!
Claro que não é valorizada, claro que não recebemos de acordo com a nossa qualificação. Alguém aqui duvida disso? Mas, fala sério, em pleno século 21, alguém ainda tem coragem de abrir a boca pra dizer que o fracasso da educação é culpa do professor?


Então eu devo ir buscar em casa os alunos que não aparecem na escola? Devo ir buscar na casa das suas namoradas ou namorados? Na lan house? No campo de futebol?
A escola não é atrativa? Querem que o professor seja psicólogo, advogado, pai, amigo e ainda por cima showman?
Não dá. A escola precisa de estrutura. Estrutura física e emocional. Emocional sim. Preciso trabalhar em um ambiente legal, ter apoio da direção e da equipe toda. Da limpeza a cozinha, da portaria a secretaria. Escola não é trabalho de um.
Gosto de trabalhar com quem exige de mim. Eu exijo dos alunos porque os conheço. Sei o potencial de cada um. Sei o que posso cobrar porque sei o exemplo que dou.
Celular em sala = falta de bom senso
Atrasos contínuos = falta de respeito
De ambos os lados, tanto do professor quanto do aluno.
Espalham que o cumprimento dos horários será um problema se chapa 1 ou 2 ganhar. Fico pasma porque todos sabem seus horários de entrada e de saída. Pelo menos o que deveria cumprir. Os professores e os alunos sabem exatamente qual é o seu horário (entrada e saída). Esse é mesmo um motivo tão grande de pânico?


Quero que ganhe a chapa que possibilite a melhora do trabalha da escola como um todo, mas principalmente, quero melhorar o meu trabalho.
Sinto uma dívida enorme comigo mesma por não atingir meus objetivos enquanto professora.
Preocupo-me com OS ALUNOS QUE QUEREM chegar em algum lugar por meio dos estudos e são prejudicados porque alguns colegas se preocupam mais com os que não querem.
Em toda escola pública essa filosofia impera. Tô bem cheia disso.




Pessoal, o meu blog é pessoal, são minhas ideias e opiniões. Como o nome já diz: é o meu blá blá blá.


Não sou dona da verdade. A única verdade absoluta em que acredito é que na vida só existem dois caminhos - o certo e o errado. Por isso levo muito a sério o meu trabalho. Estou querendo melhorar sempre. Busco sempre acertar mesmo que erre algumas vezes pra conseguir isso. Mas sou consciente das minhas limitações, sei que erro e erro muito.


Mas não acredito que esteja errada ao afirmar que nenhuma campanha baseada em "invencionices" (ouvi de um aluno rsrsrs) e ataques que denigrem a imagem das pessoas é legal. Não estou dizendo que os candidatos estão fazendo isso, mas alguns alunos estão e me envergonha. Me envergonha saber o quanto eles já sabem como ser desrespeitosos e covardes.


Desse mal eu não morro. Assumo minhas atitudes. Assumo quem eu sou. Assumo o que eu digo.
Dizem que a imagem fala mais do que palavras, pois então...
Alguém aí não sabe em quem eu vou votar?





T+

8 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkk'
    Adoreiiii...
    CHAPA 1 NÉ KKK'
    belissimas palavras...
    OMG sera que alguem aii ainda n viu oq o dito cujo do vice-diretor intregou na direção??
    aff'z ainda tem gente acreditando na "RENOVAÇÃO?"
    kkk' me polpem né?!
    mais bem sabemos que netse mundo há muitos q escolhem o lado errado mais eu votoo no "RETROCESSO" :P

    ResponderExcluir
  2. Concordo com todas as palavras ! Sem duvida alguma é a CHAPA 1 com toda certeza .Só prometer não vale de nada,este povo acha que estão lhe dando com criancinhas.. Acham que vão nos enganar com simples promessas que nós sabemos que são inalcançáveis,acho que eles que estão se enganando.sinceramente,olhem a realidade e votem consciente,nós vamos por nossa escola nas mãos de pessoas INRRESPONSSÁVEIS ?

    ResponderExcluir
  3. falaram tudo↑↑↑ não comentei a tempo! ''(

    ResponderExcluir
  4. Ai ai pessoas... Fico imensamente feliz com o resultado positivo do meu post. Entristeço-me porque as pessoas mais comentam comigo do que aqui no blog.
    Comentem. Divulguem suas opiniões. Basta de se acovardar com a história do "disseram isso, disseram aquilo".
    Cuidado com a ladainha do "novo, da inovação" ou do "retrocesso, da volta ao passado". Não é um combate da UFC.
    Cuidado com a questão do ponto de vista, porque o ponto de vista nada mais é do que a vista de um ponto.

    ResponderExcluir
  5. Hj depois do debate dou mais razão ainda a este post.
    Anne vc precisava ta la mlr...
    os componentes da chapa 02 disseram tantas coisas ipocritas...
    aff'z sera que depois de tudo oq perguntaram a eles e das respostas q obtivemos naquele debate ainda tem gente querendo a chapa 02 na direção da escola??
    Se bem que do povo do JM pode se esperar de tudo né?!
    VC,Nazareno e Elaine precisavam estar presente mas...


    ~~ Xeriin ~~

    ResponderExcluir
  6. Aff,queria mesmo que quem ganhasse fosse a CHAPA 1.
    Mas pelo que escutei,os alunos da manhã e da noite vão na chapa 2(aff).
    Ambos os turnos querem se ''esparramar'' na escola,sem regras,sem ''rigorosidade''!
    Só nós,alunos da tarde temos o entendimento de que rigorosidade é essencial para uma escola?Será que os alunos não pararam ainda pra pensar?
    #PeloamorDeDeus que pessoas ''ZÉ''!
    Espero que nesse tempinho que resta,as pessoas que votariam na chapa 2 reflitam sobre seu voto;
    É melhor rigorosidade e regras cumpridas? Ou pessoas que apenas estão lá,sem fazer nada!
    Aff estou realmente indignado com essas pessoas que não tem ponto de vista!!!
    #ÓÓÓÓÓDIOOO

    ResponderExcluir
  7. Ótimos textos e esse post então, muito bom!
    Só mostra o quanto o JM tem potencial =D
    E esse processo faz com que os alunos estejam sempre em alerta para uma educação mais sólida e pautada na ética.
    Parabéns a Professora Anne e todos os alunos que possuem a coragem de analisar conscientemente e votar com confiança.
    Amanhã é O DIA.

    111111111111111111111111111111111111111111111111


    Boa eleição!!!

    Lembrem:

    "Aprender significa estar com os outros, implica acolhida, implica presença física e simbólica, implica ser chamado pelo nome, implica sentir-se parte do grupo, implica processos de colaboração, implica ser olhado!"

    ResponderExcluir